Homem constrói igreja sozinho há 56 anos

Justo Gallego, 92 anos, começou a construir uma catedral sozinho, há mais de 50 anos atrás. Porém, acredita não estará vivo para vê-la inaugurada. Na pequena cidade espanhola de Mejorada del Campo, o ex-monge dedica-se diariamente a supervisionar a edificação o que acredita ser sua missão de vida.
No começo, ele trabalhava sozinho, gastando todas as suas economias em material de construção. O prédio ainda está longe de ser concluído, mas ele segue em frente. O local já recebe visitantes e possui grandes afrescos que mostram a Anunciação de Jesus e o Encontro no Templo. Mas a cobertura da catedral ainda não foi colocada.
Gallego conta que iniciou o projeto em 12 de outubro de 1961, depois que a tuberculose o forçou a deixar a ordem cisterciense e voltar para casa. Desde então, dedica-se a edificação do templo. O idoso relata que, quando tinha nove anos estourou a guerra civil espanhola. Ele passou noites fugindo de bombas e tem a vívida memória das igrejas queimadas pelos comunistas.
“Eu sonho com essa catedral desde que era criança”, explica. “Sempre amei a igreja. Quando eu era pequeno e minha mãe costumava me dar dinheiro, em vez de gastar isso em coisas bobas, comprava velas ou entregava ao padre. Tudo vem da fé que minha mãe me ensinou”.
Aos poucos, ele foi chamando atenção dos católicos espanhóis por sua dedicação. Com a ajuda de voluntários e doações e o legado, ele conseguiu manter o sonho vivo. O prédio já tem nome: Catedral da Fé.
por Jarbas Aragão - gospelprime

Comentários