Deus levou pra si o cantor e compositor TIAGO DUARTE

Foi no domingo, 02 de fevereiro, às 21 horas, que o Senhor levou pra si o seu servo Tiago Duarte Sudário, aos 83 anos.
Mas sua história de vida começa bem lá atrás, quando seu pai João Duarte Sudário veio de Itapetim, alto sertão de Pernambuco, seguindo pelas rodagens do sertão e Íria Ferreira Guabiraba, descendente de índios, e junto com seus irmãos, ainda criança, fazendo esta trajetória a pé até chegar em Toritama. 

Tiago com o pai
Lá começaram a trabalhar e produzir calçados, sandálias infantis que na época eram chamadas de "pichilinga".

Naquele tempo ele já demostrava ter o dom para o segmento artístico, pois enquanto os irmãos e o pai se dedicava na fábrica ele já tinha um violão e seguia a cantar.

Romântico por natureza saia pelas ruas à noite fazendo serenatas e encantava as namoradas nas janelas. 

Um boêmio que com sua voz madrugada à dentro até o dia clarear.

Tiago apesar desta prática da madrugada nunca gostou de bebida alcoólica. 
Sempre viveu de música. 

O seu pai terminou se destacando no conceito social pela prosperidade conseguida com muito trabalho.

Esta era a época em que estava acontecendo a 2ª Guerra Mundial, e Tiago viu o seu irmão se ausentar indo para a Itália e Fernando de Noronha, foi ser "pracinha" servindo ao exército.

Já Tiago permaneceu desenvolvendo a veia artística. Depois veio a conversão de sua mãe, na Presbiteriana.
Tiago com Esdras

Dona Hilda intercedeu muito pela salvação de seu filho, e viu logo ele se rendendo a Jesus.

Tiago logo recebeu propostas de gravar seu LP e via suas composições sendo sucesso em outras vozes.

Vale ressaltar que Tiago Duarte também deixou um legado de composições no meio secular. Músicas viraram sucesso na voz de vários cantores como Azulão: "Segura o côco" e "Cochicha", Israel Filho "Segura Zé". Tiago era tio do também cantor e compositor Fábio Duarte, atual responsável pelo projeto Estação mais Cultura, da Fundação de Cultura e Turismo e professor de violão do Pontão de Cultura.

No meio evangélico, da mesma forma, interpretes renomados como Isac Sá, Feliciano Amaral, Eliaquim Sá, Luiz de Carvalho, gravaram suas canções e também marcaram época. 

Teve bom convívio também com os cantores locais, entre eles Esdras Carneiro. 
Entre os hinos mais conhecidos estão: Os falsos profetas, Sou servo de Deus, Maranata, e Casa de Oração.

Em seu primeiro LP "Amor supremo", há registros que na gravação do primeiro disco todos no estúdio ficaram impressionados com a qualidade musical e composições, que durante a gravação várias vezes paravam emocionados para chorar.


Tiago e Iria 
Cícero Nogueira foi quem dirigiu e produziu, Eduardo Silva fez a apresentação do trabalho comprovava a raridade deste talento até mesmo no Brasil.

Tiago Duarte iniciou na fé na igreja Presbiteriana Central, vindo depois a frequentar a igreja Boas Novas do Pr. Elifas. 

Era casado com Iria (evangélica) e nunca teve filhos. 
Não era tido como homem religioso ou apegado a igreja, mas com seu jeito simples e sorriso sempre presente, nunca deixou de falar de Jesus por onde passava, viajou muito por lugares distantes, sempre cantando e pregando o evangelho.

Em Caruaru, o víamos sempre por alí, nos arredores do Banco do Brasil.

Há alguns anos foi acometido de um AVC e de lá pra cá foi ficando debilitado.
Na despedida daquela tarde fria e nublada do dia 03, no Parque dos Arcos, alguns poucos artistas presentes, familiares e amigos e alguns pastores, entre eles Vadelson Marques.

O pastor Mantchas, da igreja Videira Viva (Riachão) conduziu o culto. 

E no jazigo, na última despedida, um raio de sol brilhava enquanto cantávamos "Aleluia, aleluia, nosso Deus é muito bom, Maranata, maranata, Shalon, Shalon, Shalon..."

Depois disso, liturgicamente tudo encerrado, caiu sobre nós uma chuva que misturava com nossas lágrimas.
Ficou a saudade de todos que admiravam e cantaram seus belos e inspirados hinos, mas ficou mais ainda seu exemplo de homem simples, despojado de bens materiais, dedicado as boas conversas e aos amigos, discreto e sempre pronto para falar de Jesus, seu bem maior.

Comentários

  1. Maravilhosa Graça! Recordo com alegria e simpatia dele. Foi meu primeiro professor de violão, na época ainda do: SOM NOSSO DE CADA DIA", conjunto Jovem da Igreja Evangélica congregacional de Caruaru. Meados da década de 70. Saudade e Pêsames a familiares e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou amigo do Israelito, há pelo menos duas décadas, e não sabia que ele tocava violão!!! Quanto ao nosso querido Tiago Duarte, estive com ele na Assembleia de Deus de Cupira, no primeiro lustro dos anos de 1980. Ele tinha acado de lançar o LP Oração à Pátria. Como ele estava sem violão, apresentou-se ao meu violão duro (Gianinni/Trovador) no qual aprendi os primeiros acordes. Gentil, com sua voz mansa, avaliou o violão de cima a baixo, viu a altura das cordas e disse: "viola boa". Depois, todos os meus irmãos aprenderam no mesmo violão que Tiago abençoou... Grandes composições dele foram gravadas pelo Feliciano Amaral, como Glórias Terei, no LP Jesus Companheiro. Mais recentemente o cantador Maciel Melo regravou o grande sucesso Nega Buliçosa, no CD Isso Vale um Abraço (1999)... Tiago Duarte era um grande compositor, mas nunca fez questão disso. Ao que parece, preferia a vida tranquila, sendo ele mesmo dono do seu verso e do seu ritmo. Descansa com o Senhor, poeta. Nós seguimos cantando suas lindas canções e agradecendo pelo privilégio de conviver com você...

      Excluir

Postar um comentário